Quando pensamos em cultura, pensamos em um emaranhado de coisas, não é? Fica difícil conceituar de forma simples. Afinal, cultura é tudo ou é tudo cultura, não?
Cultura é uma coleção de elementos que parecem só existir na mente das pessoas, em seus símbolos, tais como padrões artísticos e mitos.
Mas, vamos com calma!
O que é cultura?
Cultura vem do latim culturae, que significa “tratar”, “cultivar”... Acontece que em seu passado etimológico, a palavra culturae foi muito usada no sentido de agricultura, para o “cultivo de plantas”, pois tem como significado a “ação de tratar” de “cultivar os conhecimentos”. Essa confusão toda fez com que surgisse outro termo específico para plantas: colere, e, assim, a palavra culturae ficou mais inclinada ao campo dos conhecimentos.
Mas não para por aí. A cultura é também comumente associada às diversas formas de manifestações artísticas, comportamentos da humanidade, noções de desenvolvimento, técnicas e padrões sociais, educação etc.
As ciências sociais e a antropologia definem “cultura” como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade. Ou seja, o que compõe a identidade de um grupo, a hereditariedade dele. Esse complexo inclui conhecimento, crenças, arte, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pela sociedade.
A filosofia também conceitua “cultura” como um agrupamento de manifestações humanas, mas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Por esta ótica, cultura seria então o resultado de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite respostas.
Por mais incrível que pareça, a cultura deve muito à agricultura e ao cultivo do solo. Foi o desenvolvimento do plantio que permitiu que as sociedades se firmassem num determinado local. Com a fixação desses aldeamentos, houve um aumento de populações em grupos, formando as cidades e estados. Junto, nasciam também formas diferentes de relacionamentos entre os povos, surgiam tradições, histórias e costumes. Ou seja, diferentes culturas.
E como tudo isso se relaciona com o mundo corporativo? Diretamente e profundamente. Uma empresa é um pequeno grupo social, composto por pessoas de diferentes origens e, portanto, culturas, regido por comportamentos e normas específicas. A forma de integração e comunicação entre essas pessoas definem a cultura de uma empresa.
A cultura se transforma na forma de se comunicar. A cultura cria, inova e informa. Ela é dinâmica e evolui.
Seja bem-vindo(a) ao nosso espaço de diálogo!
Este é o nosso primeiro post, e, se você chegou até aqui, agradecemos. Volte sempre!
Aqui as trocas são muito bem-vindas também. Compartilhe a sua ideia com a gente! Isso fortalece a cultura.
Para que este conteúdo fosse escrito, o livro ‘O Conceito de Cultura em Ciência’ foi utilizado de referência, escrito pelo antropólogo norte-americano Alfred Kroeber, em 1949.
Comments