top of page
  • Foto do escritorErika Bismarchi

Povos Indígenas: Os guardiões da terra e da cultura raiz

Foi em 1943, em meio a ditadura do Estado Novo, que Getúlio Vargas assinou um decreto-lei que instituiu o Dia do Índio no calendário brasileiro. A criação dessa data só aconteceu por conta de muita pressão para que o governo acatasse o pedido do Congresso Indigenista Interamericano: Todos os países da América deveriam ter um dia especial de comemoração. Em 2022, no Brasil, o nome foi modificado para Dia dos Povos Indígenas, que é o termo mais adequado.



Essa data é de extrema importância. É um momento para reconhecer as contribuições indígenas tanto para a diversidade cultural quanto ambiental do nosso planeta. Eles são guardiões de conhecimentos ancestrais sobre a terra, sobre os ecossistemas e sobre a vida em harmonia com a natureza. Suas práticas sustentáveis de uso da terra e recursos naturais são fundamentais para a preservação da biodiversidade e para o combate às mudanças climáticas.

 

Mas para além disso, esse dia é uma ótima oportunidade para refletir sobre o que os povos originários enfrentam. Muitas comunidades indígenas brasileiras estão ameaçadas com a perda de território, a degradação ambiental, a violação dos direitos humanos e a discriminação. É crucial apoiar seus direitos territoriais, culturais e sociais, garantindo que sejam respeitados e protegidos.


Infelizmente, os povos indígenas não são tratados como merecem. Eles próprios e os defensores dos direitos dessa comunidade entendem que hoje não é uma data de comemoração, mas, sim, de reflexão e de luta. Por isso, aproveite o dia para valorizar a cultura deles, para aprender um pouco da história deles e para defender os direitos da população indígena. 


Post de referência: Escola Kids

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page