Agora que já falamos sobre o que é, para que serve, seus benefícios e riscos, vamos nos aprofundar no que realmente nos interessa: a prática. Se perdeu algum post da série ou nem sabe do que estou falando, clique AQUI e acompanhe: “Os sabores e as dores da IA”. Antes de mais nada, sugiro que você favorite este post, pois acredito que ele pode ser muito útil para você em vários momentos.
A Inteligência Artificial tem sido cada vez mais presente no mundo corporativo. Isso porque elas podem impulsionar a eficiência, produtividade e tomada de decisões, como foi dito nos posts anteriores.
Em um mundo altamente competitivo como o dos negócios, em que inovação e criatividade são a chave para o sucesso, a inteligência artificial pode ser uma poderosa aliada. Por isso, use e abuse (de maneira muito responsável) de ferramentas que auxiliem no aumento da sua produtividade e criatividade. Para automação de tarefas, por exemplo, existem diversos recursos disponíveis que ajudam na organização de planos e ações, desde as mais simples a complexas e estratégicas.
Tomar decisões complicadas, que precisam de análises profundas, pode tomar bastante tempo da sua rotina. Procure por IAs que ajudem no mapeamento de exigências e necessidades de diferentes setores do negócio. Pesquise dados, faça perguntas aleatórias, busque conhecimento. Qualquer curiosidade que você tiver sobre seu nicho, você acabará descobrindo. A partir dessas respostas, o seu planejamento pode ficar mais completo e diferenciado.
Vou dar dicas de algumas Inteligências Artificiais que existem, são de fácil acesso e que podem colaborar com a sua marca, com você ou com sua empresa, para além do Chat GPT. Prepara o print:
Tenha uma assistente de produtividade: a Taskade. Essa ferramenta te auxilia na escrita de documentos, ajuda a planejar tarefas e mapas mentais. Com ela, o trabalho em equipe pode ser facilitado e organizado de forma excelente. O Saga pode estimular a sua criatividade e ser o seu assistente de escrita. E se quiser ajuda para tomar alguma decisão, procure pelo Rationale.
Para edição de imagem e vídeo, você pode utilizar o Clipdrop e o Heygen. Eles vão criar visuais poderosos e impressionantes. Caso você não tenha uma comunicação fluida ou tenha “medo” da câmera, o Elai pode resolver seus problemas, com apresentadores virtuais.
Se você quer montar um site e não tem noção de por onde começar, o Durable é capaz de criar sugestões de arquitetura de site, com imagens e textos, em segundos. Se quiser montar uma startup e não conhece os caminhos, acesse Mixo e se surpreenda.
Um dos maiores problemas dos gestores são as inúmeras anotações e papéis que acabam se perdendo. A Circleback promete facilitar reuniões em equipe e organizar as diversas observações.
Conhece alguma IA que acha que vale a pena compartilhar? Nos comentários, escreva sobre elas e deixe também os links, por favor. E outra coisa muito importante! Não se esqueça: Use a Inteligência Artificial como sua aliada, mas não acredite que ela possa fazer tudo por você. Ela pode trazer ideias, inspirações, informações, mas o trabalho humano e toda a nossa subjetividade ainda fazem toda a diferença. Por isso, use e abuse das ferramentas que podem otimizar o seu dia a dia, mas com cautela e sem perder a sua autenticidade.
No dia 29 de janeiro, vamos finalizar a série “Os sabores e as dores da IA” mostrando como, em alguns pontos, a relação dos brasileiros com a Inteligência Artificial se mostra preocupante. Não perca! Caso tenha perdido algum dos posts anteriores, confira AQUI.
Comentarios