Assim como as pessoas, as marcas têm identidades. Precisam ter! Essa personalidade é demonstrada desde a sua projeção e construção, até a escolha das formas e cores do logo, tons das paredes, das fontes que escrevem apresentações e e-mails, como na disposição e preferência dos móveis, e se expressa também na maneira em que as relações se dão, entre chefia-funcionários, funcionários entre si, empresa-parceiros ou empresa-clientes.
Muito parecido com a vida dos humanos, as empresas também são moldadas pelas experiências e valores dos indivíduos que a cercam, que se desenvolvem conforme sua história particular. Mas, uma empresa, assim como uma pessoa, por mais única que seja, faz parte de um todo. Precisa fazer. Dessa forma, empresas e marcas desenvolvem cultura interna, na forma de se trabalhar, de se relacionar, nas hierarquias etc. Quando bem estabelecida e verdadeiramente vivenciada, essa cultura pode transpassar os muros corporativos e chegar ao público.
No entanto, para alcançar o patamar “universal”, utilizando a cultura interna como marketing externo, a cultura organizacional deve ser impecável. Já dissemos que no mundo corporativo, são os valores, a missão, os relacionamentos, que moldam a empresa. Mas será que o seu ambiente de trabalho está saudável e produtivo? É possível organizar uma (nova) cultura empresarial e integrar aspectos culturais. Observe essas dicas:
Tenha uma comunicação aberta com seus funcionários, parceiros e clientes
Estabeleça uma comunicação transparente e aberta dentro da sua empresa. Promova momentos de troca de ideias e descontração, independentemente dos níveis hierárquicos.
Respeite a diversidade
Pesquisas já demonstraram que empresas que agregam diversidade têm disparado e conseguido números e posições mais satisfatórias. Por isso, valorize e respeite as diferenças culturais, étnicas, de gênero e de pensamentos. Esses fatores trarão olhares diferenciados e, muitas vezes, específicos, em determinadas tomadas de decisões.
Reconheça e recompense boas ideias
Abra um espaço para debates e conversas, independente da hierarquia, onde os funcionários e parceiros possam expressar suas sugestões e preocupações. Escute com serenidade e, o que fizer sentido e se demonstrar viável dentro da cultura empresarial, promova e execute dentro do espaço de trabalho.
Integre a todos nos processos
Integre o processo cultural em todos os setores da empresa. Do setor de tomada de decisões, às estratégias de marketing, às operações diárias, precisam dialogar de forma coerente. Todos devem estar debaixo do mesmo “guarda chuva”, ou seja, da mesma cultura organizacional.
Inove: seu exemplo será o melhor treinamento
Culturas que incentivam a inovação e criatividade, frequentemente prosperam no mundo corporativo. Pense coisas “fora da caixa”, experimente novas abordagens. Líderes corporativos devem servir de exemplo da cultura desejada. Se arrisque.
Essas são dicas básicas que podem ajudar você em alguns processos para a sua empresa ou marca. Caso você deseje mais informações, entre em contato com a gente. Vamos adorar escutar a sua ideia e buscar a melhor execução para o seu projeto.
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